Legenda : O consultor Zé Roberto, coleta informações sobre procedimentos com os funcionários de diversos setores da Subprefeitura
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GESTÃO - É a capacidade de fazer o que precisa ser feito (planejar, organizar, decidir, coordenar e controlar).
SISTEMA DE GESTÃO - Conjunto de práticas de planejamento, organização, direção, coordenação e controle integrados e interatuantes que concorrem para o cumprimento da missão de uma organização.
NTGQ - Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade criado através do Decreto nº 48.968 de 29/11/07, é o departamento da subprefeitura que cuida de todos os programas de qualidade e faz a interface nesta área com SMSP.
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GESPÚBLICA - Programa Nacional de Gestão Pública e desburocratização, cujo objetivo é promover a gestão pública de excelência, bem como contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.
Funciona como um guarda-chuva, que engloba todas as iniciativas da qualidade. Conta hoje em nossa sub com iniciativas da secretaria (Jornal mural, 5S, OMA) e iniciativas da sub V. Prudente Sapopemba ( ISO 9000, Blog, reforma das instalações, etc...)
Não tem uma certificação especifica, mas tem uma meta (Missão / Visão / Valores) a ser alcançada.
MISSÃO - É a razão de existir da empresa (Subprefeitura).
Nossa missão é: Promover e assegurar a qualidade de vida dos cidadãos
VISÃO-É a forma pela qual queremos ser reconhecidos no futuro, interna e externamente.
Nossa visão é: Ser reconhecida como excelência na gestão pública até 2015
VALORES - Constituem os comportamentos esperados de todos. É o nosso código de conduta.
Nossos valores são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, ética, Transparência, eficiência e excelência.
Ferramentas do GESPUBLICA
ADO - Reuniões de Análise das Demandas Organizacionais
Reuniões realizadas semanalmente, os Coordenadores juntamente com o Subprefeito analisam através de indicadores o desempenho das atividades da Subprefeitura.
Reuniões Estruturadas
Realizadas mensalmente, os coordenadores, juntamente com suas equipes analisarão o desempenho das atividades de sua respectiva área, por meio de acompanhamento dos resultados.
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ISO 9000 - Sistema de Gestão de Qualidade
Especifica requisitos para um SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade) para uma empresa / instituição demonstrar a capacidade de fornecer produtos e/ou serviços que atendam as necessidades do cliente, os requisitos regulamentares aplicáveis e objetivos a satisfação do cliente.
Tem certificação emitida por organismos internacionais, credenciados no Brasil pelo INMETRO.
A certificação é válida por 3 anos e é emitida após auditoria do órgão certificador. A auditoria é repetida a cada 6 meses para validação do certificado.
Ferramentas da ISO
RNC - Relatório de Não Conformidade
Utilizado para relatar de forma simples e objetiva a não conformidade de algum procedimento (falhas, esquecimentos, etc) que possa prejudicar o trabalho a ser realizado.
FRAC - Formulário de Requisição de Ação Corretiva
Utilizado para relatar a causa raiz (Porque ocorreu o problema) bem como a Ação Corretiva (Como eliminar o problema)
FRAP - Formulário de Requisição de Ação Preventiva ou Sugestão de Melhoria
Utilizado para relatar Sugestão de Melhoria ou Ação Preventiva, causa raiz (O que pode causar o problema) e o Plano para implementação da Sugestão de Melhoria ou da Ação Preventiva.
IT - Instrução de Trabalho
Toda e qualquer informação sobre procedimentos para execução de tarefas.
Manual da qualidade - É o guia de funcionamento da empresa / instituição, nele estão todas as instruções de trabalho. Estabelece e descreve a estrutura organizacional.
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5S
Prática desenvolvida no Japão ensina bons hábitos e eliminação de desperdícios e perdas. Tem o objetivo de manter a empresa limpa e zelar pelo local de trabalho para alcançar motivação, segurança, qualidade e produtividade.
Não tem uma certificação especifica, mas há um ranking das subprefeituras, controlado pela SMSP.
Sensos
1º S - Seiri - Senso de liberação de áreas
Lema: "Só tenha as coisas realmente necessárias"
2º S - Seiton - Senso de organização
Lema: " Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar"
3º S - Seiso - Senso de higiene e limpeza
Lema: "O desafio é não sujar para não precisar limpar"
4º S - Seiktsu - Senso de saúde
Lema: "A saúde é a ponte que liga todos os sensos ao da disciplina"
5º S - Shitsuke - Senso da disciplina
Lema: Manter e praticar de forma correta e contínua tudo aquilo que está determinado, transformando o 5s num modo de vida "
Junho / 2008
Alzenir Moreira Silva
Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade
SP/VP/SB-GAB
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Um comentário:
PARABÉNS POR DIVIDIREM ESSE CONHECIMENTO!
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