sexta-feira, 13 de junho de 2008

PARA ENTENDER A LINGUAGEM DA QUALIDADE

Legenda : O consultor Zé Roberto, coleta informações sobre procedimentos com os funcionários de diversos setores da Subprefeitura

_______________________________________________________________

 

 

GESTÃO - É a capacidade de fazer o que precisa ser feito (planejar, organizar, decidir, coordenar e controlar).

 

SISTEMA DE GESTÃO - Conjunto de práticas de planejamento, organização, direção, coordenação e controle integrados e interatuantes que concorrem para o cumprimento da missão de uma organização.

 

NTGQ - Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade criado através do Decreto nº 48.968 de 29/11/07, é o departamento da subprefeitura que cuida de todos os programas de qualidade e faz a interface nesta área com SMSP.

 

_______________________________________________________________

 

GESPÚBLICA - Programa Nacional de Gestão Pública e desburocratização, cujo objetivo é promover a gestão pública de excelência, bem como contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

Funciona como um guarda-chuva, que engloba todas as iniciativas da qualidade. Conta hoje em nossa sub com iniciativas da secretaria (Jornal mural, 5S, OMA) e iniciativas da sub V. Prudente Sapopemba ( ISO 9000, Blog, reforma das instalações, etc...)

 

 

Não tem uma certificação especifica, mas tem uma meta (Missão / Visão / Valores) a ser alcançada.

 

 

MISSÃO - É a razão de existir da empresa (Subprefeitura).

Nossa missão é: Promover e assegurar a qualidade de vida dos cidadãos

 

VISÃO-É a forma pela qual queremos ser reconhecidos no futuro, interna e externamente.

Nossa visão é: Ser reconhecida como excelência na gestão pública até 2015

 

VALORES - Constituem os comportamentos esperados de todos. É o nosso código de conduta.

Nossos valores são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, ética, Transparência, eficiência e excelência.

 

 

Ferramentas do GESPUBLICA

 

ADO - Reuniões de Análise das Demandas Organizacionais

Reuniões realizadas semanalmente,  os Coordenadores juntamente com o Subprefeito analisam através de indicadores o desempenho das atividades da Subprefeitura.

 

Reuniões Estruturadas

Realizadas mensalmente, os coordenadores, juntamente com suas equipes analisarão o desempenho das atividades de sua respectiva área, por meio de acompanhamento dos resultados.

 

_______________________________________________________________

 

 

ISO 9000 - Sistema de Gestão de Qualidade

 

Especifica requisitos para um SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade) para uma empresa / instituição demonstrar a capacidade de fornecer produtos e/ou serviços que atendam as necessidades do cliente, os requisitos regulamentares aplicáveis e objetivos a satisfação do cliente. 

 

 

Tem certificação emitida por organismos internacionais, credenciados no Brasil pelo INMETRO.

A certificação é válida por 3 anos e é emitida após auditoria do órgão certificador. A auditoria é repetida a cada 6 meses para validação do certificado.

 

 

Ferramentas da ISO

 

RNC - Relatório de Não Conformidade

 

Utilizado para relatar de forma simples e objetiva a não conformidade de algum procedimento (falhas, esquecimentos, etc) que possa prejudicar o trabalho a ser realizado.  

 

FRAC - Formulário de Requisição de Ação Corretiva

 

Utilizado para relatar a causa raiz (Porque ocorreu o problema) bem como a Ação Corretiva (Como eliminar o problema)

 

FRAP - Formulário de Requisição de Ação Preventiva ou Sugestão de Melhoria

 

Utilizado para relatar Sugestão de Melhoria ou Ação Preventiva, causa raiz (O que pode causar o problema) e o Plano para implementação da Sugestão de Melhoria ou da Ação Preventiva.

 

IT - Instrução de Trabalho

 

Toda e qualquer informação sobre procedimentos para execução de tarefas.

 

Manual da qualidade - É o guia de funcionamento da empresa / instituição, nele estão todas as instruções de trabalho. Estabelece e descreve a estrutura organizacional.

 

_______________________________________________________________

 

5S

Prática desenvolvida no Japão ensina bons hábitos e eliminação de desperdícios e perdas. Tem o objetivo de manter a empresa limpa e zelar pelo local de trabalho para alcançar motivação, segurança, qualidade e produtividade.

 

 

Não tem uma certificação especifica, mas há um ranking das subprefeituras, controlado pela SMSP.

 

Sensos

 

1º S - Seiri - Senso de liberação de áreas

Lema: "Só tenha as coisas realmente necessárias"

 

2º S - Seiton - Senso de organização

Lema: " Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar"

 

3º S - Seiso - Senso de higiene e limpeza

Lema: "O desafio é não sujar para não precisar limpar"

 

4º S - Seiktsu - Senso de saúde

Lema: "A saúde é a ponte que liga todos os sensos ao da disciplina"

 

5º S - Shitsuke - Senso da disciplina

Lema: Manter e praticar de forma correta e contínua tudo aquilo que está determinado, transformando o 5s num modo de vida "

 

 

 

Junho / 2008

 

Alzenir Moreira Silva

Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade

SP/VP/SB-GAB

 

.. 

Um comentário:

Roseli Macedo Leal disse...

PARABÉNS POR DIVIDIREM ESSE CONHECIMENTO!