quarta-feira, 9 de abril de 2008

Holandeses visitam o Parque da Integração no Sapopemba

A Subprefeitura recebeu na manhã de segunda-feira (7), representantes da ONG holandesa I-ce (Interface for Cycling Expertise) que promove ações em favor do uso da bicicleta como transporte, que vieram especialmente para conhecer de perto o projeto do maior parque linear de São Paulo, uma parceria entre a Sabesp (Governo do Estado) e Prefeitura do Município de São Paulo, através da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, passando também pela Subprefeitura de São Mateus.

 

O Parque da Integração, considerado o maior parque linear do Estado, está sendo construído sobre a faixa de servidão da Adutora Rio Claro da Sabesp e contempla 7,5 km entre o trecho que começa na Rua Juiz de Fora, aonde está sendo construído um portal de acesso ao parque, Praça Virgílio Lúcio, ambos em Sapopemba, até o Largo São Mateus, no distrito de São Mateus.

 

Para sua concepção, o projeto levou em consideração o conceito de linearidade e, após sua construção, será o 10º maior parque da cidade de São Paulo.

 

Além da questão do cuidado com a adutora, pois é por onde passa a água que abastece mais de um milhão de habitantes e do ganho ambiental em ampliar a cobertura vegetal na região, houve a preocupação, desde a concepção inicial do projeto, em proporcionar lazer e práticas de esporte para a população local, que participou diretamente da escolha dos equipamentos como, parquinhos para crianças, quadras esportivas, campos de bocha, tabuleiros para jogos de mesa, campos de futebol, entre outras opções. Porém, as iniciativas mais importantes referem-se à ampliação da infra-estrutura de segurança e apoio, com a instalação de bases comunitárias, unidades de vigilância e central de segurança, e da ligação de ruas e bairros para facilitar o trajeto dos moradores pela região que carecem de uma melhor sinalização de trânsito e de travessia de pedestres. Além disso, estudos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), irão servir para facilitar também o acesso dos ciclistas, sem conflito com pedestres e veículos.

Outro grupo de trabalho já está preparando a capacitação e formação dos futuros gestores do parque, com forte ênfase na participação comunitária, e em aplicar conceitos de cidadania, conscientização e preservação do meio ambiente.

 

Bicycle Partnership Program

 

O BPP, sigla em inglês para Programa de Parcerias pela Bicicleta, é um programa de cooperação internacional para promover ações em favor do uso da bicicleta como transporte. Coordenado pela ONG holandesa Interface for Cycling Expertise (I-ce), as iniciativas são desenvolvidas com recursos do Ministério das Relações Exteriores daquele país. O grupo tomou conhecimento da iniciativa da Sabesp de criar espaços lineares de lazer e de circulação urbana e se interessou em participar desse projeto.

 

Durante a visita, um dos responsáveis pela ong holandesa, Jaap Rijnsburger, vê na implantação de ciclovias em cidades como São Paulo, um grande avanço na mobilidade sustentável e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Subprefeito anuncia melhorias para Sapopemba

Durante a visita ao Parque da Integração, localizado na Avenida Sapopemba, em grande parte de sua extensão, o subprefeito, Felipe Sigollo, anunciou o recapeamento da avenida, importante artéria da região, do número 6.000 até o 9.600 (na esquina com a Av. Frederico Martins Costa Carvalho), totalizando 3.600 metros. O recape já tem início essa semana. Haverá também toda a troca das calçadas. O valor previsto é de R$ 1 milhão. Além disso, as intervenções que estão em estudo pela CET custarão R$ 150 mil, e prevê toda a sinalização de acesso ao Parque, incluindo a instalação de três semáforos para o Parque da Integração.

 

Legendas:

-Subprefeito recebe grupo holandês e o pessoal do Sabesp, na Subprefeitura

-Holandeses visitaram os trechos do Parque da Integração no Sapopemba

-Parque da Integração: mais verde para a região

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: