segunda-feira, 28 de abril de 2008

Frase do Dia, do mês, do Ano.

Viva cada dia intensamente, como se fosse o último.

A vida é curta demais para acordar de manhã com problemas,

preocupações e mágoas desnecessárias.

 

Então seja gentil com as pessoas que te tratam bem, perdoe as que não o fazem, e acredite que tudo acontece por algum motivo.

 

Se aparecer alguma oportunidade na sua frente, aproveite-a

Se ela mudar a sua vida, aceite.

 

Ninguém nunca disse que a vida seria fácil. Somente que ela valeria pena.

 

Colaboração : José de Deus.

 

           

 

           

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tuning Day no Friedenreich

Próximo sábado, dia 26, a partir das 13h, no CEE Arthur Friedenreich, acontece o Tuning Day Beneficente. Haverá exposição de carros tunados, rebaixados, turbo, aspirados e originais. Participam clubes e equipes de São Paulo e do UNO Super Turbo Cospe Fogo.

A entrada é 1 kg de alimento não perecível (por pessoa) que será distribuído para as entidades cadastradas na região.

 

O evento é uma realização da Subprefeitura de Vila Prudente/ Sapopemba, Equipe Car Point e do Projeto Vida Carrapicho, com o patrocínio das seguintes empresas / instituição: Shutt, Printon Soluções Gráficas, MTM Brasil, Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, Motor One Tuning & Peças.

 

 

Local: Av. Jacinto Menezes Palhares, 148 - Portaria 2.

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

Portaria - SISTEMATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES E ATIVIDADES DE BARES, RESTAURANTES E SIMILARES

Publicada no DO de 23/04/08 paginas 19/20

 

RATI-RETIFICAÇÃO DA PORTARIA Nº 029/2008-SP/VP/SMSP, PUBLICADA EM 19/04/2008 E QUE PASSA A VIGORAR COM O SEGUINTE TEXTO:

 

PORTARIA  Nº 029/2008- SP/VP-SMSP

DIRIGIDA A: CPDU - COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - SUPERVISÃO DE USO DO SOLO E LICENCIAMENTO E SUPERVISÃO TÉCNICA DE FISCALIZAÇÃO .

SISTEMATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES E ATIVIDADES DE BARES, RESTAURANTES E SIMILARES.


FELIPE SARTORI SIGOLLO, SUBPREFEITO DE VILA PRUDENTE/ SAPOPEMBA , no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, nos termos da legislação correlata ao assunto e,

CONSIDERANDO a elevada demanda dos munícipes residentes nos distritos de Vila Prudente e Sapopemba, relativas à perturbação do sossego e elevada emissão de ruídos advindos da instalação de forma irregular e funcionamento além dos horários permitidos pela legislação em vigor, de bares, restaurantes e estabelecimentos de entretenimento;

CONSIDERANDO que é interesse desta Subprefeitura a agilização dos procedimentos administrativos para avaliação de viabilidade do licenciamento de estabelecimentos potencialmente causadores de impactos à vizinhança;

CONSIDERANDO que é responsabilidade desta Subprefeitura o controle do funcionamento das atividades comerciais, industriais, institucionais e de prestação de serviços na sua circunscrição territorial;

CONSIDERANDO que o exercício das atividades não pode prejudicar ou incomodar, sob qualquer forma, a população em geral;

CONSIDERANDO a necessidade de aperfeiçoamento das atividades relacionados à licenciamento e fiscalização de Bares, Restaurantes e similares, a fim de assegurar a uniformização e eficiência da atuação administrativa; e

CONSIDERANDO que a instalação de máquinas de jogos, caça-níqueis e correlatos em bares, restaurantes e assemelhados, vem se propagando de forma irregular, em desacordo com a legislação de uso e ocupação do solo em vigor;

CONSIDERANDO que a exploração de máquinas caça-níqueis, as de vídeo-pôquer e similares configura a prática de jogo de azar, vedado pelo ordenamento jurídico;

CONSIDERANDO que é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas a menores de idade, em bares, restaurantes e demais estabelecimentos;

 

CONSIDERANDO os estabelecimentos que venham a permitir a prática, facilitarem ou fizerem apologia, incentivo ou mediação da exploração sexual de crianças ou adolescentes, bem como o comércio de substâncias consideradas tóxicas,

 


DETERMINA:


Quanto à Aprovação

Art. 1º - Os processos relativos aos pedidos de Alvarás de Aprovação e Execução de Obras e Reformas, bem como aqueles relacionados à emissão de Termo de Consulta e Auto de Licença de Funcionamento para Restaurantes, Bares e Similares, terão suas análises priorizadas junto a Supervisão de Uso do Solo e Licenciamentos - SUSL da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Urbano - CPDU desta Subprefeitura.

Art. 2º - A Supervisão de Uso do Solo e Licenciamento - SUSL comunicará semanalmente à Supervisão de Fiscalização e à Coordenação, o número de novos requerimentos, os respectivos endereços, SQL´s e demais dados para acompanhamento dos eventuais inícios de obras, de acordo com a legislação em vigor.

Parágrafo Primeiro - Semanalmente a Supervisão de Fiscalização apontará em relatórios circunstanciados dirigidos à Coordenação e à Supervisão de Uso do Solo e Licenciamento a constatação de divergências ou ilegalidades nas obras, informando os prazos estabelecidos para sua regularização, quando aplicável.

Parágrafo Segundo - Aplica-se o disposto nesta cláusula à expedição dos autos de conclusão de obras e de regularização ora em trâmite perante a Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Art. 3º - Os Autos de Licença e Alvará de Funcionamento, somente poderão ser emitidos:

a)
após prévia vistoria de SFISC, conforme determina a legislação vigente;

b) apresentação da autorização de funcionamento do estacionamento contratado ou empresa de valet service, quando for o caso;

c) indicação da vaga para portadores de mobilidade reduzida, quando aplicável; e

d) diante da ciência do responsável pelo estabelecimento quanto ao cumprimento da Lei nº 12.879/99, que dispõe sobre o horário de funcionamento dos bares na Cidade de São Paulo.

Parágrafo Único - A disposição deste artigo não suprime a apresentação dos demais documentos, padrões, plantas e declarações previstas na legislação em vigor.

Art. 4º - Fica estabelecido para os Termos de Permissão de Uso de colocação de mesas e cadeiras nas calçadas o horário limite das 22:00h.

Parágrafo Primeiro - A presente determinação alcança aos Termos de Permissão de Uso em vigor e futuramente concedidos.

Parágrafo Segundo - A utilização de mesas e cadeiras nas calçadas depende de emissão de Termo de Permissão de Uso, o qual somente será concedido mediante apresentação da documentação e preenchimento das condições da Lei Municipal 12.002/98, comprovada em requerimento próprio dirigido à Coordenação de Desenvolvimento e Planejamento Urbano.

Quanto à Fiscalização

Art. 5º - A fiscalização de bares, restaurantes e similares se desenvolverá
por grupo específico determinado pela Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, seguindo as diretrizes desta portaria.

Art. 6º - Aplica-se em relação ao horário de funcionamento dos bares a lei 12.879/99, a qual determina seu fechamento no máximo as 01:00h.

Art. 7º - A penalidade para o estabelecimento que se encontrar aberto após o horário limite, será a de multa de 300 Unidades Fiscais do Município - UFM - na primeira autuação e encerramento das atividades na mesma data, seguida de nova multa neste valor e interdição da atividade na reincidência.

Art. 8º - A fiscalização e penalização baseada na Lei 12.879/99 não exclui o prosseguimento do processo de fiscalização quanto ao licenciamento da atividade, uso conforme do imóvel e aspectos relacionados à regularidade da edificação.

Art. 9º - A constatação de uso não conforme da licença de funcionamento, ou do estabelecimento, através da exploração do jogo através de caça-níqueis e similares, ensejará na aplicação da multa de 300 UFMs prevista na lei 12.879/99, consoante a disposição de seu artigo 2º, obedecendo ao rito ao artigo anterior.

Art. 10 - A constatação de venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos em quaisquer estabelecimentos ensejará a imputação de multa de 300 UFMs ao estabelecimento infrator com base no art. 2º da Lei 12.879/99, além da imediata suspensão das suas atividades.

Parágrafo Primeiro - Caso não esteja presente a autoridade policial, será encaminhado pela Subprefeitura ofício ao Distrito Policial da circunscrição informando o fato e solicitando instauração de Inquérito Policial para apuração.

Parágrafo Segundo - Concomitantemente, será elaborado ofício a ser encaminhado à Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, dando notícia da venda irregular de bebidas alcoólicas a menores de idade, para fins de cassação da Inscrição Estadual, e demais penalidades, nos termos da Lei Estadual nº 12.540/07.

 

Art. 11 - A constatação de estabelecimentos que venham a ter comprovação, pela autoridade policial ou municipal competente, da prática ou exercício de qualquer atividade ilícita em suas dependências, ensejará a imputação de multa de 300 (trezentas) UFMs ao estabelecimento, com base no artigo 2º da Lei nº 12.879/99, além da imediata suspensão das suas atividades.

Art. 12 - A Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Urbano constituirá em caráter permanente grupo de fiscalização para a averiguação da regularidade dos estacionamentos utilizados pelos estabelecimentos objeto da presente portaria avaliando:

a)
a regularidade das autorizações de funcionamento;

b) a adequação à legislação em vigor

c) a capacidade de atendimento das vagas declaradas contratualmente

d) o Relatório de Impacto de Vizinhança, conforme a disposição do artigo 2º, V, da Lei 13.763/04;

Art. 13 - No caso de constatação de divergências entre a planta apresentada no processo de alvará de aprovação/execução de reforma, obra nova ou regularização, com o constatado in loco através de vistoria, será encaminhada pela Coordenação de planejamento e Desenvolvimento Urbano representação fundamentada ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA - para apuração de responsabilidade do profissional responsável pela obra.

Art. 14 - A constatação de divergências entre as plantas apresentadas, ou de construção irregular diante das disposições do Código de Obras e do plano Diretor serão objeto de embargo administrativo, além das penalidades especificadas na legislação em vigor.

A presente portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições infralegais em contrário.

 

sexta-feira, 18 de abril de 2008

ENC: Inscrições abertas para aulas de Canto e Violão em Vila Prudente - 17/04/2008

A Supervisão de Cultura, informa que encontram-se abertas novas turmas para Violão e Canto. As aulas são ministradas no prédio da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento (CASD), na Rua Genoveva Dáscoli, 37, em frente à Igreja Santo Emídio, na Vila Prudente.
Também estão sendo formados cadastros de novos professores voluntários para essas duas modalidades.

Maiores informações pelos telefones 2274-9802 ou 2215-6064, com Elias, Sueli ou Mara.

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Novas vias serão recapeadas em abril

A Subprefeitura informa que novas vias serão recapeadas, totalizando mais 7,5 km de vias recapeadas.

 

São elas:

 

-Av. BARREIRA GRANDE - 1000 metros - (do 3030 ao 2000) - da Rua Amélia Vanso Magnoli até a Av. Lauro Xerfan.

- Rua FREDERICO MARTINS COSTA CARVALHO - 1000 m (do início até o 1201) - da Av. Sapopemba até a Rua Raia

- Rua CANANÉIA - 750 metros (do início até o final) - da Rua D. Genoveva D'Áscoli até a Av. Vila Ema

- Av. ZELINA - 1000 metros (do início até o final) - da Rua Ibitirama até a Rua das Heras

- Av. SAPOPEMBA - 3600 metros (do 6.000 ao 9600) - já executados.

 

Os trabalhos começam na próxima semana. Está programado também, a pintura e sinalização das vias recapeadas anteriormente, incluindo a Sapopemba.

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

Reforma geral

Mais três veículos recuperados pela sub !
Parabéns a todos que participaram

Peixada na UTI

Algumas fotos da peixada da semana passada !

O povo Festeiro !

Inscrições abertas para aulas de Origami

A Supervisão de Cultura informa que está com inscrições abertas para aulas de Origami, que será ministrada todas as segundas-feiras, as 9h30, no prédio da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento. Os interessados, de qualquer idade, poderão entrar em contato pelos telefones 2274-9802 ou 62156064, e falar com Elias, Sueli ou Mara. As vagas são limitadas.

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

Cultive a própria energia

 (por Luiz Antonio Gasparetto)

 

A vida o trata como você se trata. Você sabia disso?  É tão irônico, pois, quando uma pessoa se gosta, ela atrai amor. Quando uma pessoa não se gosta, atrai desamor, uma vez que sua energia emite essa rejeição. Como já havia dito, quando alguém não se aprova, finge um personagem para atrair aprovação. Toda vez que finge, automaticamente se desconsidera. E, ao se desconsiderar, esse alguém acaba atraindo desconsideração. É um ciclo, gente! Aliás, essa é a chave de todos os nossos problemas existenciais.

Há muita gente que fica louca esperando a aprovação dos outros e perde a autenticidade, a liberdade, o conforto. A vida vira um inferno, uma vez que só se atrai crítica, o oposto do que se quer realmente. Relacionamentos também têm a ver com energia.Quer ver? Eu lhe pergunto agora: Imagine três coisas que você gostaria de obter do seu parceiro (a). Gostaria que ele a (o) amasse? Que a (o) respeitasse? Que a (o) admirasse? Pois bem, geralmente o que você espera é exatamente aquilo que você não tem por você mesma (o). É isso mesmo. Significa que você não se ama, não se respeita e não se admira. No momento em que se der tudo isso, você atrairá o que quer naturalmente. É incrível como as pessoas usam as relações afetivas para isso. Não é a primeira vez que lhe pergunto: você acha que o parceiro (a) vai preencher as suas próprias necessidades?

Tudo isso, pessoal, se trata de uma eterna carência.

Quanto mais a gente quer, menos tem. Tem a ver com a energia de todo mundo.Por que existem aquelas pessoas que impõem respeito naturalmente? Porque elas se respeitam e a energia delas emite isso para os que estão ao seu redor. O mesmo pode ser dito com relação àquele cara que trabalha duro e não tem reconhecimento. É a energia dele que não favorece. O bom trabalho contribui, é claro, mas tudo depende da energia que ele carrega.

Preste atenção: ser gostoso é fundamental na vida. Quando você é "gostável" tem as portas abertas. Tem energia de "gostável'. Você é a única (o) que pode ter consideração por si própria (o). O importante é como você se vê, pensa e sente. Trabalhe isso na sua cabeça: você só será importante para o mundo, quando for importante para si mesma (o)!

 

Colaboração : Alzenir

 

Nova Operação Cata-Bagulho irá atender ruas e avenidas

            A Subprefeitura realizará mais uma Operação Cata-Bagulho de 2008, no próximo dia 19 de abril, sábado, na Vila Prudente, e em vias localizadas na Vila Zelina e no Jardim Avelino.

 

O percurso se inicia na Avenida Paes de Barros, em frente à Rua Ituverava, em seguida na Rua Ibitirama, à esquerda na Avenida Zelina, em frente na Rua José da Nóbrega Botelho, esquerda da Avenida Francisco Falconi, direita da Avenida Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello, esquerda na Rua Domingos Afonso, esquerda na Avenida Vila Ema, esquerda na Rua do Orfanato, direita na Rua do Oratório, esquerda na Rua José Zappi, esquerda na Rua Chamantá, e esquerda na Avenida Paes de Barros.

 

Em 2 km² de área, serão beneficiadas 140 vias, num total de 4.000 residências atendidas e 26.000 moradores.

 

O Cata-Bagulho passa recolhendo os materiais inservíveis (restos de obra, móveis usados) das 9h até as 14h. Para isso, os moradores devem descartar o material a ser recolhido à partir das 7h da manhã até as 9h.

 

Mutirão de limpeza continua na região

No próximo final de semana, além da Operação Cata-Bagulho, as equipes de Limpeza e Varrição da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba darão continuidade aos serviços, dando ênfase para a Anhaia Mello, Viaduto Grande São Paulo, Francisco Falconi e Francisco Fett.

Confira a programação:

 

Além dos serviços de limpeza, pintura de guia e cata-bagulho, equipes da Supervisão de Vigilância Sanitária da Subprefeitura estarão fazendo ações de combate ao mosquito da dengue e seus criadouros.

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Combate à dengue

É fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da

dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais que

deveriam encarregar-se do saneamento básico, abastecimento de água e

de campanhas educativas permanentes, requer empenho de toda a

sociedade, uma vez que o Aedes aegypti pode encontrar, em cada moradia

e arredores, ambiente propício para sua proliferação.

Considerando os dados levantados pela Fundação Nacional de Saúde de

que o mosquito vetor "foi erradicado duas vezes do Brasil, em 1955 e

1973, e que, com o relaxamento da vigilância entomológica ocorrido no

final da década de 70 e início dos anos 80, foi reintroduzido,

instalando-se definitivamente no país", conclui-se que o trabalho de

combate deve ser permanente e contínuo.

Desse modo, algumas medidas elementares podem ser tomadas individual e

coletivamente para auxiliar na erradicação do Aedes aegypti:

*       Vasos de flores ou plantas - a vasilha que fica sob o vaso para

recolher a água excedente deve ser mantida seca. Uma boa medida é

enchê-la com areia até a borda. A água dos vasos com flores deve ser

trocada a cada 2 ou 3 dias;

*       Pneus velhos - devem ser furados para eliminar a água que

eventualmente se acumule, guardados em lugar coberto ou jogados fora;

*       Caixas d'água - devem ser lavadas periodicamente e tampadas durante

todo o tempo;

*       Piscinas - o cloro da água das piscinas deve estar sempre no nível adequado;

*       Garrafas vazias - devem ser guardadas de cabeça para baixo, em

lugares cobertos e as tampas jogadas fora em sacos de lixo;

*       Recipientes descartáveis (copos, pratos, travessas, etc.) - devem

ser colocados em sacos de lixo para serem recolhidos pelos lixeiros;

*       Lixo - nunca deve ser jogado em terrenos baldios, ou nas ruas e

calçadas. Além disso, as latas de lixo devem estar sempre tampadas e

limpas;

*       Bebedouros de animais - precisam ser lavados e a água trocada

sistematicamente;

*       Depósitos de água - quaisquer que sejam os tipos e a finalidade a

que se destinam, se não for possível prescindir deles, devem ser

mantidos limpos e tampados com segurança;

*       Bromélias - algumas plantas armazenam água entre suas folhas e podem

tornar-se eventuais criadouros dos mosquitos. Entre elas, destacam-se

as bromélias cujo cultivo é comum nos jardins e residências.

Eliminá-las não resolveria o problema da dengue e poderia afetar o

equilíbrio ecológico.

Como é quase impossível retirar totalmente o grande volume de água que

se embrenha pelas folhas, a solução é diluir uma colher de sopa de

água sanitária em 1 litro de água limpa e regá-las duas vezes por

semana. Esse mesmo preparado pode servir para inibir a formação de

criadouros nos vasos de flores ou plantas com água.

Importante: Há quem afirme que a borra de café ou o fumo diluído em

água também seriam úteis para controlar o surgimento de criadouros nos

pratinhos sob os vasos ou na água retida pelas plantas. Em relação à

borra de café, essa eficácia não foi comprovada pelos testes

realizados no Laboratório de Pesquisas de Aedes aegypti do Serviço

Regional de Marília da Sucen.

Uso de repelentes e inseticidas

O aumento de casos de dengue trouxe algumas alterações nos hábitos das

pessoas que passaram a consumir mais repelentes de insetos e

inseticidas. No entanto, seu uso exige cuidado, porque podem causar

intoxicações e alergias especialmente em crianças pequenas. Nunca se

deve aplicá-los em bebês ou crianças com menos de 4 anos de idade.

É importante considerar, ainda, que vários tipos de inseticida apenas

afugentam os mosquitos de dentro dos domicílios e são ineficazes em

relação aos focos que estão nas redondezas. O mesmo acontece com os

produtos naturais à base de citronela e andiroba. Portanto, os

cuidados com os locais que eventualmente possam transformar-se em

criadouros não podem restringir-se aos períodos de chuva e calor,

época de maior incidência da dengue, nem à aplicação ocasional de

inseticidas e repelentes

Reprodução em água suja

Em Pernambuco, os biólogos Cleide Albuquerque e André Furtado

localizaram em Olinda e Recife respectivamente, em diferentes

ocasiões, larvas de Aedes aegypti em água que continha resíduos de

alimentos e de sabão. Por isso a população está sendo instruída para

não jogar larvas do mosquito em vasos sanitários ou canaletas, mas sim

na areia porque elas não sobrevivem em ambiente seco. Embora o achado

demande mais pesquisa e observação, pode ser sinal de que o mosquito

esteja desenvolvendo novo mecanismo de adaptação.

Bioinseticida

Segundo matéria de Luciana Miranda publicada no jornal "O Estado de

São Paulo", na Universidade Estadual Fluminense (RJ), está sendo

desenvolvido um novo bioinseticida para atacar as larvas do mosquito

da dengue que poderá substituir os larvicidas químicos. Seu componente

básico é a bactéria BTI (bacillus thuringiensis israelensis). Esse

microorganismo produz uma toxina que ataca as larvas do Aedes aegypti

sem prejudicar outros animais, seres humanos ou o equilíbrio

ecológico. As larvas do Culex e do Anopheles, mosquitos transmissores

de outras doenças, também são atacadas pela bactéria BTI. "O estudo

começou em dezembro passado e os pesquisadores esperam ter os

primeiros resultados nos próximos dois anos".

Fonte: http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/dengue_combate.asp

Colaboração: Leonice Jorge

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Subprefeitura inicia a implantação do ISO 9000

Objetivo é melhorar a qualidade do serviço público e o atendimento à população

 

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba já deu início ao processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade conhecido como ISO9001:2000, através da contratação de uma consultoria, a CAN, dirigida pelo engenheiro José Roberto Silveira, responsável pelos levantamentos necessários que servirão para as auditorias que serão realizadas em cronograma já montado, com previsão de seis meses para obter a certificação.

Está prevista a confecção de um manual de normas e procedimentos, com instruções de trabalho, formulários e modelos de documentos a serem utilizados nos vários setores.  

Para fazer o link entre a consultoria, a auditoria e a certificadora junto à Subprefeitura, foi criada uma gerência da Qualidade, que fará todo o acompanhamento das várias etapas internas dentro das coordenadorias, e que será coordenada pela servidora Alzenir Moreira da Silva, que já responde pela Supervisão de Gestão de Pessoas na Subprefeitura.

 

Na apresentação inicial, realizada entre os coordenadores, supervisores e representantes dos vários departamentos que compõem a Subprefeitura, realizada terça (8), o Coordenador de Administração e Finanças (CAF), Radyr Papini, ressaltou que a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba sai na frente com a implantação do ISO 9000 dentre as 31 subprefeituras.

Já o subprefeito Felipe Sigollo falou que será encomendada outra pesquisa de clima organizacional este ano, e uma pesquisa de satisfação com a comunidade, e que a implantação do ISO será um ganho enorme entre os munícipes, motivo maior dessa busca de melhorias, e os próprios servidores.

 

Legenda:

 

Engenheiro José Roberto Silveira, da CAN, consultoria contratada para auxiliar a Subprefeitura a obter a certificação ISO 9000

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Holandeses visitam o Parque da Integração no Sapopemba

A Subprefeitura recebeu na manhã de segunda-feira (7), representantes da ONG holandesa I-ce (Interface for Cycling Expertise) que promove ações em favor do uso da bicicleta como transporte, que vieram especialmente para conhecer de perto o projeto do maior parque linear de São Paulo, uma parceria entre a Sabesp (Governo do Estado) e Prefeitura do Município de São Paulo, através da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, passando também pela Subprefeitura de São Mateus.

 

O Parque da Integração, considerado o maior parque linear do Estado, está sendo construído sobre a faixa de servidão da Adutora Rio Claro da Sabesp e contempla 7,5 km entre o trecho que começa na Rua Juiz de Fora, aonde está sendo construído um portal de acesso ao parque, Praça Virgílio Lúcio, ambos em Sapopemba, até o Largo São Mateus, no distrito de São Mateus.

 

Para sua concepção, o projeto levou em consideração o conceito de linearidade e, após sua construção, será o 10º maior parque da cidade de São Paulo.

 

Além da questão do cuidado com a adutora, pois é por onde passa a água que abastece mais de um milhão de habitantes e do ganho ambiental em ampliar a cobertura vegetal na região, houve a preocupação, desde a concepção inicial do projeto, em proporcionar lazer e práticas de esporte para a população local, que participou diretamente da escolha dos equipamentos como, parquinhos para crianças, quadras esportivas, campos de bocha, tabuleiros para jogos de mesa, campos de futebol, entre outras opções. Porém, as iniciativas mais importantes referem-se à ampliação da infra-estrutura de segurança e apoio, com a instalação de bases comunitárias, unidades de vigilância e central de segurança, e da ligação de ruas e bairros para facilitar o trajeto dos moradores pela região que carecem de uma melhor sinalização de trânsito e de travessia de pedestres. Além disso, estudos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), irão servir para facilitar também o acesso dos ciclistas, sem conflito com pedestres e veículos.

Outro grupo de trabalho já está preparando a capacitação e formação dos futuros gestores do parque, com forte ênfase na participação comunitária, e em aplicar conceitos de cidadania, conscientização e preservação do meio ambiente.

 

Bicycle Partnership Program

 

O BPP, sigla em inglês para Programa de Parcerias pela Bicicleta, é um programa de cooperação internacional para promover ações em favor do uso da bicicleta como transporte. Coordenado pela ONG holandesa Interface for Cycling Expertise (I-ce), as iniciativas são desenvolvidas com recursos do Ministério das Relações Exteriores daquele país. O grupo tomou conhecimento da iniciativa da Sabesp de criar espaços lineares de lazer e de circulação urbana e se interessou em participar desse projeto.

 

Durante a visita, um dos responsáveis pela ong holandesa, Jaap Rijnsburger, vê na implantação de ciclovias em cidades como São Paulo, um grande avanço na mobilidade sustentável e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Subprefeito anuncia melhorias para Sapopemba

Durante a visita ao Parque da Integração, localizado na Avenida Sapopemba, em grande parte de sua extensão, o subprefeito, Felipe Sigollo, anunciou o recapeamento da avenida, importante artéria da região, do número 6.000 até o 9.600 (na esquina com a Av. Frederico Martins Costa Carvalho), totalizando 3.600 metros. O recape já tem início essa semana. Haverá também toda a troca das calçadas. O valor previsto é de R$ 1 milhão. Além disso, as intervenções que estão em estudo pela CET custarão R$ 150 mil, e prevê toda a sinalização de acesso ao Parque, incluindo a instalação de três semáforos para o Parque da Integração.

 

Legendas:

-Subprefeito recebe grupo holandês e o pessoal do Sabesp, na Subprefeitura

-Holandeses visitaram os trechos do Parque da Integração no Sapopemba

-Parque da Integração: mais verde para a região

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

DISCURSO DE NIZAN GUANAES - (Como paraninfo na formatura de uma t urma na Faap)

Dizem que conselho só se dá a quem pede.
E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns.
Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.

Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro.
Ame seu ofício com todo o coração.
Persiga fazer o melhor.
Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência.

Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha.
Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro.
Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro.

Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro.
E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar.

E tudo que fica pronto na vida foi antes construído na alma.

A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano.
O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo".

E ela responde: "Eu também não, filho".

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário.
Digo apenas que pensar e realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

Meu segundo conselho: pense no seu país.
Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homem. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu.

Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: "Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito".
É exatamente isso que está escrito na carta de Laudicéia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É preferível o erro à omissão; o fracasso, ao tédio; o escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso.

Colabore com seu biógrafo: faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.

Tenho consciência que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, caminhando sempre com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.

Não use Rider: não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: "Eu não disse? Eu sabia!" ·
Toda família tem um tio batalhador e bem de vida que, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que faria, se fizesse alguma coisa.

Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta à noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. Das 8 às 12, das 12 às 8, e mais, se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.

O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta, enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho.

Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas; mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama "sucesso".

Nizan Guanaes é Publicitário, ex-diretor do site IG e ex-dono da agência DM9

Extraído do blog http://gigiowood.blogspot.com/

Colaboração - Leonice Jorge - SUGESP/DAP

Subprefeito entrega certificados a atletas de Torneio de Futsal e ntre conjuntos habitacionais

O subprefeito, recebeu hoje no Gabinete da Subprefeitura, os atletas campeões do Torneio de Futsal, categoria 11 a 16 anos, disputado entre os conjuntos habitacionais da CDHU e COHAB, que teve como vencedores o Conjunto Habitacional Novo Milênio da Fazenda da Juta.

Na ocasião, estava presente a equipe vencedora, o treinador e a líder comunitária Rose. Além deles, José Bernardo, que recebeu os parabéns do subprefeito pelo cuidado que tem com a região aonde mora, e pelo trabalho voluntário de zeladoria na praça localizada na Rua  Augustin Luberti com a Alexandre Gropalli.

 

Legendas:

-Equipe vencedora posa em foto oficial diante do Gabinete da Subprefeitura, junto ao subprefeito Felipe Sigollo e assessores

-Subprefeito entrega certificado ao voluntário José Bernardo, responsável pela limpeza de praça na Augustin Luberti

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

Operação Cata-Bagulho recolhe quase 20 toneladas de materiais inservíveis

Durante a Operação Cata-Bagulho no último final de semana (5 e 6), a subprefeitura recolheu 17 toneladas de materiais inservíveis nas ruas do Sapopemba, nos bairros de Vila Industrial e Jardim Guairacá, e realizou limpeza manual de 38 bocas de lobo.

Outra operação está programada para o próximo dia 19, em distritos da Vila Prudente, Vila Zelina e Jardim Avelino.

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

Subprefeito anuncia investimento de R$ 1 milhão em melhorias para Sapopemba

O subprefeito Felipe Sigollo, iniciou a semana com o anúncio de recapeamento da Avenida Sapopemba, na extensão que vai do número 6.000 até o 9.600, na esquina com a Av. Frederico Martins Costa Carvalho, num total de 3.600 metros de área. O recape já teve início esta terça (8), e será acompanhado pelo subprefeito quarta à tarde. Segundo ele, está sendo destinada uma verba de R$ 1 milhão para as melhorias da avenida, que incluem execução de calçada em conformidade com o Programa Passeio Livre no trecho próximo à R. Benedito J. Mendes, e acessibilidade dos pedestres que circulam naquela área da Avenida. A obra será feita pela empresa Trópico Construtora e Incorporadora, com prazo previsto de 90 dias.

Além disso, as intervenções que estão em estudo pela CET custarão R$ 150 mil, e prevê toda a sinalização de acesso ao Parque da Integração, que percorre a faixa da Adutora Rio Claro, incluindo a instalação de três semáforos para o Parque.

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Missão holandesa chega à Vila Prudente e fará visita ao Parque da Integração no Sapopemba

A Subprefeitura convida para a reunião de abertura do Programa de Parcerias pela Bicicleta - Missão Brasil 2008, no próximo dia 7 de abril, às 9h30, no Gabinete da Subprefeitura - com a presença de representantes da Sabesp e da Escola da Cidade, para discutirem sobre o Parque da Integração, na Faixa da Adutora Rio Claro, e a implantação de ciclovias.

Em seguida, haverá uma visita técnica aberta com os visitantes da Holanda às obras do Parque e ao trecho pronto.

 

Saiba mais

O Bicycle Partnership Program (BPP) é um programa de cooperação internacional para promover ações em favor do uso da bicicleta como transporte. Coordenado pela ONG holandesa interface for cycling expertise (I-ce), é desenvolvido com recursos do Ministério de Relações Exteriores da Holanda de 2007 a 2010, e recebe o apoio da embaixada da Holanda no Brasil. Seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento de cidades da Ásia, África e América Latina por meio de apoio ao planejamento e desenho espacial sustentável das cidades, proporcionando redução da pobreza e melhoria da qualidade do ar.

 

Na América Latina o país foco do BPP é o Brasil, devido à existência do programa federal Bicicleta Brasil, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB) do Ministério das Cidades e da União de Ciclistas do Brasil (UCB), entidade que congrega várias Organizações da Sociedade Civil que atuam na promoção ao uso da bicicleta no país.

A presente missão do BPP ao Brasil conta com a presença dos seguintes técnicos holandeses: Jaap Rijnsburger, Jeroen Buis, Rob Hulleman, do BPP - I-ce, Ruud Ditewing e Ton Daggers, do programa MOVILIZATION, e conta com o consultor brasileiro Antonio Carlos de Mattos Miranda.

 

Quando em Utrecht NL, em visita técnica organizada pela I-ce para o grupo de brasileiros que foi participar do evento Velo-City 2007, tomou-se conhecimento da iniciativa do Parque da Integração, por meio da apresentação de Suzana Meira R. Castro (funcionária da SABESP, participante do grupo do Parque da Integração) e Arturo Alcorta.

O grupo BPP ao tomar conhecimento dos projetos de criação de espaços lineares de lazer e de circulação urbana à partir de projetos de saneamento ambiental, interessou-se em somar com estes projetos, pois o objetivo maior do BPP é a redução da pobreza do meio de iniciativas que envolvam transporte por bicicletas, consideradas veículos sustentáveis por excelência, além de promover bem estar físico.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

7 de Abril, São Paulo.

Visita ao Parque da Integração - espaço linear de lazer e de circulação urbana criado sobre a faixa de domínio da Adutora Rio Claro da SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O projeto, que engloba toda uma construção social e arquitetônica, está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Aplicação da Escola da Cidade.

8 de Abril, Brasília.

Supervisão ao programa cicloviário do DF.

Reunião com SEMOB/Ministério das Cidades e Embaixada da Holanda sobre o festival BICICULTURA - Evento técnico e comunitário a realizar-se em novembro de 2008, em Brasília, em parceria com a UCB e BPP.

9 de Abril, Brasília.

Workshop do programa Bicicleta Brasil (Restrito aos técnicos do programa).

10 e 11 de Abril, Rio de Janeiro.

Supervisão ao programa cicloviário do estado do Rio de Janeiro.

Supervisão aos programas cicloviários das cidades do Rio de Janeiro e Resende.

12 e 13 de Abril, Blumenau, Rio dos Cedros.

Visita Técnica ao circuito do vale europeu: programa de cicloturismo.

14, 15 e 16 de Abril, Florianópolis.

Oficina de desenho cicloviário (restrito aos técnicos do programa).

15 de Abril, Araranguá.

Seminário de sensibilização.

Supervisão de projeto cicloviário.

16 de Abril, Biguaçu, Palhoça e São José.

Visita Técnica.

16 de Abril, Florianópolis.

Seminário internacional sobre transporte cicloviário: projetos para municípios.

17 e 18 de Abril, Estado de Santa Catarina.

Curso de treinamento: Planejamento Urbano e o Transporte por Bicicleta nas cidades.

Publico Alvo: Técnicos do Governo do Estado de Santa Catarina (SDRs) e Prefeituras

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

Seja sempre gentil com os outros porque...


... O tempo pode fazer muita diferença!

Sapopemba ganha um novo cartório eleitoral

A Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba informa que já se encontra em funcionamento a 421ª Zona Eleitoral, localizada na Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, 1.815, em Teotônio Vilela.

Com um número superior a 245.857 eleitores na 350ª Zona Eleitoral, foi feito o desmembramento, pela Justiça Eleitoral, para dar mais agilidade e melhor acesso aos moradores que residem no Parque Santa Madalena até a Fazenda da Juta.

 

Serviço:

 

421ª Zona Eleitoral - Teotônio Vilela

Av. Arquiteto Vilanova Artigas, 1.815 - Teotônio Vilela

Tel.: 2269-1561 / 2269-1563

 

350ª Zona Eleitoral - Sapopemba

Av. Sapopemba, 6.214 - Sapopemba

Tel.: 6211-7912 / 6211-2422

 

Horário de Funcionamento: das 12h às 18h

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Precisa-se de professor voluntário para aulas de Canto

A Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba informa que está com inscrições para professores voluntários de Canto. Os interessados poderão entrar em contato com Elias Skaf pelo telefone 2274- 9802.

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

terça-feira, 1 de abril de 2008

Subprefeito recebe medalha especial do Corpo de Bombeiros

O Subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, Felipe Sigollo, receberá a medalha "Centenário do Primeiro Grupamento de Bombeiros", no próximo dia 3 de abril, às 10h, na sede do 1º Grupamento de Bombeiros, na R. José Bento, 15, no bairro do Cambuci.

A Comenda destaca personalidades civis e militares que, pelos seus atos relevantes e empreendedores, enaltecem a Polícia Militar do Estado de São Paulo e em especial o Corpo de Bombeiros, e é outorgada após deliberação de uma Comissão Especial, com base no Decreto Estadual no. 46.368, de 14 de dezembro de 2001.

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa