29/02/2008 - PQGP
Não me refiro aqui ao Quociente Intelectual e sim à Qualidade de Indivíduo.
Acredito que estamos iniciando uma nova era, onde o grande diferencial é a qualidade de ser humano.
Assim:
Tem qualidade, aquele que se reconhece como indivíduo, portador§ de características individuais e únicas, que o diferencia dos demais e, em se reconhecendo como indivíduo, reconhece e respeita as particularidades dos outros seres humanos;
Tem qualidades humanas, aquele que constrói sua vida e pauta suas atitudes§ diariamente, em valores éticos e em princípios como: honestidade, responsabilidade, presteza, solidariedade e espírito de equipe. Isto se traduz em assumir compromissos, dando o melhor de si em cada atitude ou tarefa do dia-a-dia, e em ser honesto, principalmente consigo mesmo.
Tem qualidade de ser humano, aquele que é prestativo; que está sempre§ disposto a ajudar o próximo e a coletividade. Qualidade humana é a atitude daquele que se importa com o outro; que empresta seu ombro, seu ouvido. É aquele que não diz: - "isso não é comigo", mas, ao contrário, acha sempre uma oportunidade para ajudar.
Nessa nova era, onde o ser humano continua cada vez mais livre para pensar e agir, talvez a grande inteligência seja a capacidade de resgatar as qualidades de ser humano. Inteligente é, também, saber que se é livre para escolher. Inteligente é saber usar a sua liberdade de escolha para ser melhor, fazer melhor, apesar das forças externas que muitas vezes impulsionam os seres humanos ao egoísmo e a práticas que visam vantagem e lucro a qualquer preço.
Leonice Jorge servidora da Sub Vila Prudente
Retirado de
Um comentário:
Postar um comentário