sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Valorização dos espaços verdes

A Subprefeitura tem priorizado, nesse lado da cidade, o cuidado com o verde. Todo trecho de área pública que permita uma intervenção nesse sentido, está sendo utilizada, seja ilha de conversão de veículos, em muretas de proteção, passeios. Nos locais com mais espaço, bancos e mesas são colocados, equipamentos instalados, como balanço,escorregador e gira-gira para as crianças brincarem, além da parte paisagística, que tem sido privilegiada também.

 

16 praças reformadas - As praças Centenário de Vila Prudente, que abriga o obelisco comemorativo de aniversário do bairro, e a Padre Damião, ambas referências da região, foram duas das 16 praças reformadas nos últimos três anos. Calçadas foram trocadas, bancos, mesas e lixeiras instalados, e os canteiros ganharam plantas e gramado novos.

Como ela, áreas verdes muito freqüentadas ganharam cara nova com a repaginação: as praças Três de Setembro, Sirim, Virgílio Lucci, Gonçalves Junior e João Freire de Lima, por exemplo. Sem contar os novos espaços criados, como a Praça Eugênio de Aquino, no 1.900 da Av. Prof. Luís Inácio de Anhaia Mello com a rua José Joaquim que, por solicitação dos moradores e até mesmo das crianças que brincam no local, recebeu mesas, bancos, e brinquedos.

 

"Há casos de praças que estavam praticamente esquecidas pela população, e quando colocamos brinquedos, que não haviam, gramamos e fizemos um campinho de futebol de areia, a praça se encheu de vida e não parou mais de receber seus freqüentadores", comenta o coordenador de Obras da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, o engenheiro Paulo Sergio Criscuolo. A praça em questão é a da Rua Cristina F. Tolentino, em frente ao Córrego Inhumas, e assim como ela, novos espaços ressurgem em meio ao concreto da cidade, oferecendo pequenas ilhas verdes, com direito à sombra de uma árvore e ao canto de diversas espécies de pássaros.  

Em 33,3 km2 de extensão, Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba são consideradas áreas carentes de verde. Com 260 praças, numa cobertura de 662.449 mil m2, há muito que se fazer, por isso tornou-se prioridade, na gestão atual, aumentar esses índices pouco adequados à saúde da população, e que acabam refletindo de forma negativa na qualidade de vida das pessoas.

 

-Parcerias - A reforma e posterior manutenção de todas essas áreas verdes exigem uma força-tarefa que, muitas vezes, não consegue dar conta de fazer tudo no prazo adequado, por isso a importância do programa de adoção de praças implantado pela Prefeitura em toda a cidade. Por meio desse programa, empresas e moradores podem assumir a manutenção de uma área, criando assim uma parceria entre os setores público e privado. No caso das empresas, a adoção de uma praça tem um atrativo adicional: é possível divulgar a marca da firma na praça, em conformidade com a Lei Cidade Limpa.

Hoje, na área da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, são 68 praças adotadas, e mais três termos de cooperação em andamento, que irão totalizar 73 áreas verdes cuidadas pela população em parceria com o poder público. Para adotar uma das 147 áreas disponíveis na região, é só entrar em contato com a Subprefeitura pelo telefone 6101-1605.  

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: