quinta-feira, 27 de março de 2008

Inscrições para Conselhos Gestores dos Parques Municipais estão abertas

Usuários, entidades civis e trabalhadores dos parques podem se inscrever. O prazo vai até o dia 22 de abril

 

            A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba informa que em maio de 2008 a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promove eleições para formação e renovação de Conselhos Gestores de 38 parques municipais. Os interessados em concorrer devem se inscrever até o dia 22 de abril nos parques municipais de seu interesse.

Os Conselhos Gestores dos parques municipais da cidade de São Paulo foram criados com a finalidade de garantir maior participação no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nesses espaços. São compostos por seis conselheiros titulares e seis suplentes representantes dos usuários; três titulares e respectivos suplentes representantes de movimentos, instituições ou entidades; sete titulares e suplentes indicados pelo Poder Executivo; e dois representantes dos trabalhadores e servidores de cada parque.

Os representantes dos usuários serão eleitos individualmente pelo voto direto e secreto. Os representantes da sociedade civil organizada serão eleitos através de um colegiado formado por um representante de cada um dos movimentos, instituições e entidades interessadas, em plenária marcada especificamente para este fim.

Poderão se inscrever como representantes dos usuários pessoas maiores de 18 anos e residentes nas áreas de abrangência dos parques, exceto no caso dos Parques Ibirapuera, Independência, Tenente Siqueira Campos e Luz, que são freqüentados por um público oriundo de todas as regiões da capital paulistana. Nesses casos, poderão se candidatar pessoas que não moram nas proximidades. As inscrições deverão ser feitas na Administração dos Parques mediante apresentação de original e cópia dos seguintes documentos: RG, comprovante de residência, carta de intenções do candidato.

  

No caso da sociedade civil organizada, poderão se candidatar movimentos, instituições e entidades que comparecerem à Administração dos parques com a indicação de seu representante, apresentando original e cópia dos seguintes documentos: estatuto social da entidade, última ata de eleição da diretoria, CNPJ da entidade, comprovante da sede e carta de indicação do representante.

 

Conheça as funções do Conselho Gestor

 

Quem for eleito conselheiro dos parques municipais participará da elaboração dos regulamentos de uso dos parques; irá propor medidas visando à organização e manutenção, melhoria do sistema de atendimento aos usuários consolidando seu papel como centro de lazer e unidade de conservação e educação ambiental. Será responsável por planejar as atividades desenvolvidas nos parques, além de analisar e opinar sobre os pedidos de autorização de uso dos espaços.

O conselheiro do Parque será o articulador entre o poder público e a comunidade fornecendo informações e colaborando para a formação de opiniões das comunidades locais sobre as políticas públicas e sobre as leis ambientais, elaborando a Agenda 21 das comunidades locais.

 Informações sobre o regimento eleitoral e relação dos parques municipais e seus administradores poderão ser obtidos através do e-mail  conselhosgestoresparques@prefeitura.sp.gov.br .

 

Lista de Parques e Subprefeitura para eleição de Conselhos Gestores

 

1 Aclimação, Sé

2 Alfredo Volpi, Butantã

3 Anhanguera, Perus

4 Buenos Aires, Sé

5 Burle Marx,  Campo Limpo

6 Carmo, Itaquera

7 Cemucam, Cotia e Butantã

8 Chácara das Flores, Guaianases

9 Chico Mendes, São Miguel Paulista

10 Cidade de Toronto, Pirituba/Jaraguá

11 Colina de São Francisco, Butantã

12 Do Cordeiro, Santo Amaro

13 Ecológico Profª Lídia Natalizio Diogo, Vila Prudente

14 Ermelino Matarazzo, Ermelino Matarazzo

15 Eucaliptos, Campo Limpo

16 Guarapiranga, Campo Limpo

17 Ibirapuera, Municipal

18 Independência, Municipal

19 Jacintho Alberto, Pirituba / Jaraguá

20 Jardim Felicidade, Pirituba/Jaraguá

21 Lina e Paulo Raia Jabaquara

22 Lions Clube Tucuruvi, Santana/Tucuruvi

23 Luiz Carlos Prestes, Butantã

24 Luz, Municipal

25 Nabuco, Cidade Ademar e Jabaquara

26 Piqueri, Mooca

27 Previdência, Butantã

28 Raposo Tavares, Butantã

29 Raul Seixas, Itaquera

30 Rodrigo de Gasperi, Pirituba/Jaraguá

31 Santa Amélia, Itaim Paulista

32 Santo Dias, Campo Limpo

33 São Domingos, Pirituba/Jaraguá

34 Severo Gomes, Santo Amaro

35 Tenente Siqueira Campos(Trianon), Municipal

36 Vila Guilherme, Vila Maria/Vila Guilherme

37 Vila dos Remédios, Lapa

38 Vila do Rodeio, Cidade Tiradentes

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 26 de março de 2008

Novas estações do Metrô chegam em Vila Prudente

O subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, Felipe Sigollo, convida a comunidade para apresentação sobre a Linha 6 (Laranja) do Metrô, que fará ligação entre as estações Vila Prudente (Linha 2 - Verde, já em construção) e Oratório.

A apresentação acontece no próximo dia 2 de abril, quarta-feira, às 19 h, no Gabinete da Subprefeitura, na Av. do Oratório, 172.

 

Ampliação de estações na Zona Leste

Anunciado ontem (25) oficialmente pelo Governador José Serra e pelo prefeito Gilberto Kassab, na presença dos secretários do Estado e do Município, e do subprefeito de Vila Prudente /Sapopemba, Felipe Sigollo, o novo ramal da Zona Leste, de 2,3 km, inicialmente funcionará como um prolongamento da Linha 2 - Verde (Vila Madalena - Alto do Ipiranga). A Linha Verde, hoje em obras de extensão, vai chegar em 2010 até a Estação Vila Prudente, e no meio do percurso, terá ainda as estações Tamanduateí e Sacomã.

Para o ramal, o Metrô vai fazer uma ampliação no projeto da Estação Vila Prudente e ainda construirá as estações Vila Alpina e Oratório, em locais que serão definidos pelos técnicos e divulgados logo mais. Futuramente, quando a Linha 6 estiver totalmente pronta, o ramal será integrado a ela, oferecendo, na Vila Prudente, uma conexão entre as Linhas 2- Verde e 6 - Laranja.

Em tempo: a Estação Vila Prudente será implantada em terreno adjacente à Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre as Ruas Itamumbuca e Rua Cavour, já se encontra em obras, com previsão de término para 2010.

 

Legenda: obras da Estação Vila Prudente se encontram em andamento

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

A GENTE SE ACOSTUMA

Marina Colassanti

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e não ter outra vista que não sejam as janelas ao redor. E porque não tem outra vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder tempo. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.

A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia sobre guerra, dos números, da longa duração.

A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: "hoje não posso ir". A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.

A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e necessita. E a lutar para ganhar com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.

A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.

A gente se acostuma à poluição, às salas fechadas de ar condicionado e ao cheiro de cigarros. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam à luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À morte lenta dos rios. Acostuma-se a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta por perto.

A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá.
Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua o resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito que fazer, a gente vai dormir cedo, satisfeito porque tem muito sono atrasado.

A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele.Acostuma-se  para evitar feridas e  sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito.A gente se acostuma para poupar a vida que aos poucos se gasta e, de tanto se acostumar, se perde de si mesma.

COLABORAÇÃO: Leonice Jorge - SUGESP/DAP

 

quarta-feira, 19 de março de 2008

Semana da Tuberculose acontece com diversas atividades em Vila Pr udente e Sapopemba

Na semana de 24 a 28 de março, os serviços de Saúde da região de Vila Prudente / Sapopemba e o município de São Paulo estarão participando da semana de intensificação e controle da Tuberculose.

Segundo os especialistas no assunto, um dos principais problemas no controle da doença é que após iniciar o tratamento, o doente melhora dos sintomas e acredita estar curado, interrompendo a medicação e o acompanhamento médico, por isso a necessidade de se realizar campanhas esclarecedoras que visem a conscientização sobre a doença e formas de combatê-la.

 

PREVENÇÃO

 

Quanto às medidas preventivas, serão realizadas as seguintes atividades durante a semana:

- Nos dois postos da SPTRANS, nos terminais Teotônio Vilela e Vila Prudente, sensibilização dos usuários;

- Veiculação de spots de rádio nos terminais de ônibus, estações de trem e metrô;

- Divulgação e sensibilização entre usuários de 13 unidades do SESC;

- Busca ativa - identificação de pessoas com sintomas respiratórios, tosse há mais de três semanas com ou sem secreção, nas unidades básicas de saúde, hospitais, ambulatórios, e prontos-socorros;

- Realização de palestras nas salas de espera das Unidades de Saúde, empresas, escolas e outros.

- Através do Programa Saúde da Família (PSF), os agentes comunitários de Saúde, durante as visitas domiciliares, darão atenção na identificação e na busca de suspeitos de tuberculose.

 

TRATAMENTO GRATUITO

Para quem na sabe, é realizado, gratuitamente nas UBS - Unidades Básicas de Saúde, tratamento gratuito com acompanhamento supervisionado: o paciente comparece à Unidade de Saúde, diariamente, para tomar sua medicação, sempre observado por um profissional de saúde, por no mínimo seis meses. O tratamento supervisionado ocorre como forma de garantir que não haja o abandono do tratamento, pois a medicação deve ser contínua, sem interrupção, o que geralmente ocorre quando o doente melhora dos sintomas e desiste do tratamento, o que faz com que o bacilo da doença fique mais resistente aos remédios.

 

SOBRE A DOENÇA

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, que atinge principalmente os pulmões e é causada por bactéria. Ela existe desde a Antigüidade, e no Brasil ocorrem mais de 100.000 casos novos por ano.

O contágio se dá através da fala, tosse ou espirro.

O principal sintoma é a tosse prolongada por mais de três semanas, com ou sem catarro. A confirmação é feita através do exame de catarro, que detecta a presença do bacilo da Tuberculose.

 

DADOS ESTATÍSTICOS

- 1/3 da população mundial está infectada pelo bacilo TB ( 100 mi/ano)

- Oito milhões de doentes a cada ano ( 22mil/dia)

- 02 milhões de mortes/ano ( 350 mil por TB/HIV)

- 01 morte a cada 15 "

- 80% dos casos em 22 países ( Brasil em 16º lugar) -

Fonte: Ministério da Saúde - fev/2008

 

SITUAÇÃO DA DOENÇA NO BRASIL

- 80 mil casos de TB notificados /ano

- 5 mil mortes/ano

- 70% dos casos estão em 315 dos 5.570 municípios brasileiros

A maioria dos doentes estão nas capitais e regiões metropolitanas dos grandes municípios

Como estão a situação da doença em São Paulo:

São 6.000 casos novos / ano - notificados.

- 648 óbitos em 1996 e 317 óbitos em 2006 (queda de 51%)

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

terça-feira, 18 de março de 2008

Reforma no Largo da Vila Zelina para adequação viária começará em breve

A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba recebeu esta manhã (18), equipe técnica da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o chefe de gabinete do Vereador Adilson Amadeu e membros da AMOVILAZELINA - comissão que está acompanhando as solicitações de melhorias viárias na Praça República Lituana na Vila Zelina, para implantação de adequação viária.

 

A proposta é de oferecer maior segurança para pedestres e para os veículos que circulam no local, além da melhoria do fluxo de carros, ônibus e caminhões que hoje fazem conversões arriscadas naquele trecho.

 

Equipes da Coordenadoria de Obras da Subprefeitura já estarão, a partir desta segunda-feira (24), realizando as intervenções solicitadas (dois cortes nas duas extremidades da praça) para que a CET comece a fazer as duas ilhas para conversão de veículos, e que contarão com faixas de pedestre e rampas de acessibilidade. Os valores estão sendo levantados pela Companhia e serão divulgados posteriormente.    

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

A Lição da Mosca

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite...
A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou.

Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e, por isso, continuou a se debater e a lutar. Aos poucos com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu. Dali conseguiu levantar vôo e sair do copo.

Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse.
Outra mosca, passando por ali e vendo sua aflição, pousou na beira do copo e gritou:

"Tem um canudo ali, nade até lá e suba".
A mosca tenaz respondeu:
"Pode deixar que eu sei como resolver este problema."
E continuou a se debater mais e mais até que, exausta, afundou na água.

SOLUÇÕES DO PASSADO, EM CONTEXTOS DIFERENTES, PODEM TRANSFORMAR-SE EM PROBLEMAS.
SE A SITUAÇÃO SE MODIFICOU, DÊ UM JEITO DE MUDAR.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão!

Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir.

É por isso que os japoneses dizem que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. Os dois estão tão próximos que a arrogância pelo sucesso pode levar à displicência que conduz ao fracasso.
Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.
(De: Os Donos do Futuro - Roberto Shinyashiki)

"Se a única ferramenta que você conhece é o martelo, todo problema que aparece você pensa que é prego."

( colaboração: Leonice Jorge-SUGESP/DAP)

sexta-feira, 14 de março de 2008

Em novas blitzes na região, Fiscalização da Subprefeitura recolhe mais de 20 mil cds e outros produtos pirateados

            Dando continuidade às ações de fiscalização na região, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, através da sua Supervisão de Fiscalização, vem intensificando as vistorias nos distritos de Vila Prudente, Parque São Lucas e Sapopemba.  

No começo do mês, em uma dessas vistorias, foram apreendidos cerca de 300 cds na R. Solidônio Leite de uma barraca na Rua Ingá.

Em outra ação que contou com o apoio de três viaturas da Guarda Civil Metropolitana e 18 homens da equipe de apreensão da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, foram apreendidos hoje pela manhã (14), cerca de 20.000 cds, maços de cigarros e produtos falsificados, de diversos locais da região: Avenida São Lucas, Estação Tamanduateí, R. Ibitirama, Vila Industrial, Jardim Grimaldi e em toda a extensão da Av. do Oratório.

Antes disso, no último dia 12, foram encontrados entulhos jogados nas calçadas, em grande parte por recicladores de lixo na Vila Alpina, nas ruas Barão de Tramandaí, Justiniano e Marquês de Sto Amaro. Além disso, esses recicladores  ocupavam a calçada irregularmente para fazerem reciclagem e próximo do local, são mantidos mais de 100 animais, entre cavalos, ovelhas, cabras e outros, num estábulo irregular. Os animais serão retirados.

Outras ações de fiscalização foram feitas na Rua Secundino Domingues e na Praça Centenário, em feiras na Vila Belém, Vila Califórnia, e na Praça Centenário.

Conforme informado pela Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU), as ações continuam sendo intensificadas em toda a região.

Todo o trabalho executado contou com equipes de fiscalização de CPDU, e UNIVIAS.

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 13 de março de 2008

História de Racismo

A seguinte cena aconteceu em um vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres.

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na
classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
'Qual o problema, senhora'?, perguntou a comissária.
'Não está vendo? - respondeu a senhora - 'Vocês me colocaram ao
lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira'.
'Por favor, acalme-se - disse a aeromoça - 'Infelizmente, todos
os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível'.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe
econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar, mesmo. Temos apenas um lugar na primeira classe'.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
'Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da
classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável'.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
'Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de
mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...'
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena,
começaram a aplaudir, alguns de pé.


'O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.'
Martin Luther King

Por Marcia Mass

Subprefeitura homenageia entidades e associações de bairro

A Subprefeitura realizou nesta semana (dia 10), novo encontro com entidades e associações da região, com o objetivo de homenagear o Dia das Sociedades de Amigos de Bairro, comemorado no último dia 9. O evento foi realizado no auditório do Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, e contou com a presença do subprefeito Felipe Sigollo, que vê nesses tipos de encontro a melhor forma de aproximação com a comunidade e de abrir oportunidade para os próprios moradores discutirem junto ao subprefeito e sua equipe técnica, melhorias para sua região.

 

Convidado para ministrar palestra de interesse das associações e entidades, o secretário Floriano Pesaro, da Assistência e Desenvolvimento Social, apresentou um panorama da pobreza na cidade de São Paulo e os programas da Secretaria, com destaque para o São Paulo Protege, de erradicação do trabalho infantil, e o Ação Família, que assiste famílias com alta vulnerabilidade social. Mostrou também, em diversos aspectos, o trabalho das políticas públicas pela redução das desigualdades sociais, citando casos em diversas partes da cidade e as ações conjuntas com outras secretarias, bem como as próprias subprefeituras. O destaque em Vila Prudente/ Sapopemba ficou para a Favela do Mangue, cuja melhoria urbanística feita através da ligação entre a rua Lucas de Camargo com a rua Arenito trouxe melhorias significativas para os moradores da região, mais dignidade e melhoria da auto-estima.

 

O público, estimado em 150 pessoas, contou com a presença de lideranças locais e diversas entidades que receberam uma carta de agradecimento como reconhecimento pela dedicação aos trabalhos sociais desenvolvidos pelas entidades e empresas privadas na região de Vila Prudente e Sapopemba. No final, foram sorteadas cestas de beleza oferecidas pelo Instituto Embelleze e servido um coquetel.

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 12 de março de 2008

Voluntário para dar aulas de Yoga

A Supervisão de Cultura, pede que voluntários interessados em dar aulas de Yoga entrem em contato direto pelos telefones 2274-9802 ou 6215-6064, falar com Elias, Suely ou Mara.

O endereço da Supervisão de Cultura da Subprefeitura é rua Genoveva D´Áscoli, 37, 3º. andar.

 

sexta-feira, 7 de março de 2008

QUALIDADE: Q.I. faz a diferença.

29/02/2008 - PQGP

Não me refiro aqui ao Quociente Intelectual e sim à Qualidade de Indivíduo.
Acredito que estamos iniciando uma nova era, onde o grande diferencial é a qualidade de ser humano.

Assim:
Tem qualidade, aquele que se reconhece como indivíduo, portador§ de características individuais e únicas, que o diferencia dos demais e, em se reconhecendo como indivíduo, reconhece e respeita as particularidades dos outros seres humanos;

Tem qualidades humanas, aquele que constrói sua vida e pauta suas atitudes§ diariamente, em valores éticos e em princípios como: honestidade, responsabilidade, presteza, solidariedade e espírito de equipe. Isto se traduz em assumir compromissos, dando o melhor de si em cada atitude ou tarefa do dia-a-dia, e em ser honesto, principalmente consigo mesmo.

Tem qualidade de ser humano, aquele que é prestativo; que está sempre§ disposto a ajudar o próximo e a coletividade. Qualidade humana é a atitude daquele que se importa com o outro; que empresta seu ombro, seu ouvido. É aquele que não diz: - "isso não é comigo", mas, ao contrário, acha sempre uma oportunidade para ajudar.

Nessa nova era, onde o ser humano continua cada vez mais livre para pensar e agir, talvez a grande inteligência seja a capacidade de resgatar as qualidades de ser humano. Inteligente é, também, saber que se é livre para escolher. Inteligente é saber usar a sua liberdade de escolha para ser melhor, fazer melhor, apesar das forças externas que muitas vezes impulsionam os seres humanos ao egoísmo e a práticas que visam vantagem e lucro a qualquer preço.


Leonice Jorge servidora da Sub Vila Prudente

(Texto: Texto de Leonice Jorge -
Retirado de
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/subprefeituras/pqgp/0124 )

quarta-feira, 5 de março de 2008

Alma de Mulher

Nada mais contraditório do que "ser mulher"...
Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas, num único olhar.
Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para os erros, daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas, dá a luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.
Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes
Que como uma feiticeira transforma em luz e sorriso as dores que sente na alma, só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte, para dar os ombros para quem neles precise chorar.
Feliz do homem que por um dia souber, entender a alma da mulher!

Autor Desconhecido
Enviado por Leonice Jorge






terça-feira, 4 de março de 2008

História do Dia 8 de Março

<<mulher.bmp>>

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos,
situada na cidade norte americana de Nova York, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Prefeitura reabre prazo para ingresso no Programa de Parcelament o Incentivado - PPI

Foi aprovada a Lei nº 14.129, de 11 de janeiro de 2006, que instituiu o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI). O PPI é um programa de parcelamento oferecido pela Prefeitura do Município de São Paulo para promover a regularização de débitos contraídos com a Prefeitura até 31 de dezembro de 2004.

 

Poderão ser incluídos saldos de parcelamento em andamento (exceto os saldos originários de pedidos homologados pelo REFIS), bem como os débitos não tributários (exceto multas de trânsito, multas contratuais e multas de natureza indenizatória), inclusive os inscritos em Dívida Ativa. Caberá ao contribuinte selecionar, por meio da internet, os débitos tributários a serem incluídos no programa, por meio do site www.prefeitura.sp.gov.br/ppi.

O prazo para formalizar o pedido de adesão ao PPI encerra às 24 horas do dia 22 de dezembro de 2008.

O contribuinte deve ficar atento ao prazo, pois é necessário cadastrar previamente uma senha de acesso. As normas estão no Decreto no. 49.270, publicado no Diário Oficial da Cidade que circulou ontem (3).

Nas edições anteriores, nos anos de 2006 e 2007, o PPI recebeu mais de 651 mil adesões, com R$ 2,4 bilhões em dívidas renegociadas.

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 3 de março de 2008

Blitz de fiscalizações são intensificadas em Vila Prudente e Sapopemba

            A Subprefeitura realizou, nos últimos dias, diversas apreensões e ações fiscalizatórias na região.  

No último dia 23, foram apreendidas, em ação que contou com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, 15 máquinas de caça-níqueis com interdição do local, na R. Francisco Bicalho, s/n. No dia 25, foram apreendidos, na Avenida Oratório, 3661, um colocador de lambe-lambe com cola e 400 panfletos, no ato da colagem nos postes da avenida citada. Na mesma Avenida Oratório, foram apreendidos 1.300 cd´s e dv´s piratas, além de cigarros contrabandeados, com apreensão da barraca, por comercialização irregular e atividade ilícita. Já na Avenida Anhaia Mello, foi apreendido um jogo de sala de um caminhão que estava comercializando móveis de forma irregular, em cima da calçada. Por fim, na Avenida Sapopemba, próximo à faixa da Adutora Rio Claro, foram apreendidos 6.000 cd´s e dv´s de comerciantes ambulantes.

 

 

Beth Florido

Assessoria de Imprensa