Terminou a operação especial Super Final de Semana, realizada sábado e domingo (10 e 11) na área da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, que coordenou equipes de 5 subprefeituras da cidade em mutirões de limpeza, varrição de rua, tapa-buracos, limpeza de córregos e bueiro, operação cata-bagulho, poda de árvores e corte de grama, além de outros serviços que complementaram a operação, entre eles a atuação da Saúde, que espalhou suas equipes pela região para fazerem a desratização de bueiros, e prestarem orientação sobre o mosquito da dengue.
A operação Super Final de Semana beneficiou a área delimitada pelas ruas e avenidas: Av. Prof. Luís Ignácio de Anhaia Mello, Av. Sapopemba, Av. Arquiteto Vilanova Artigas, Av. Custódio de Sá Farias, Av. Dr. Francisco Mesquita, Praça Mário Bulcão, Rua Costa Barros, Rua Três Pedras, Córrego Thomaz Magalhães, Córrego Inhumas, Rua Uhland, Praça Mairara, Rua Brumado de Minas.
Participaram dessa segunda etapa, além da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, as subprefeituras da Penha, do Ipiranga, de Aricanduva (que já coordenou a primeira equipe), Vila Maria / Vila Guilherme, e Mooca, que integram o Grupo Leste B. Ao todo, trabalharam 136 equipes distribuídas ao longo dos três dias da operação.
O principal objetivo do Super Final de Semana é concentrar esforços e intensificar os serviços de limpeza em toda a cidade neste período de chuvas. O programa, concebido pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, conta com a participação de aproximadamente três mil funcionários da Prefeitura e empresas contratadas, além de outros 500 da Sabesp, Eletropaulo, CET e Ilume, e está sendo realizado em todos os finais de semana até o dia 16 de dezembro.
Para o subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, o saldo positivo dessas ações, demonstra que é necessário dar continuidade ao mutirão de limpeza, serviços e saúde, para que a cidade melhore cada vez mais.
Em sua fala à imprensa, no dia da visita ao Córrego Inhumas, no Sapopemba, durante o Super Final de Semana, o prefeito Gilberto Kassab fez um apelo à população no sentido de se colocar o lixo nas ruas, pouco antes de passarem os caminhões de coleta, a fim de evitar que a chuva leve os sacos até os córregos e entupa os bueiros.
O subprefeito ressaltou a importância de se implantar mais ecopontos na região, tanto que recentemente anunciou a implantação de um na Rua da Prece, local que sofre com enchente e descarte irregular de lixo. "Vamos conversar com o pessoal da Saúde e de Zoonoses, que já faz um trabalho porta a porta, junto à população, para fazer uma ação educativa nesse sentido", completou.
BALANÇO DA OPERAÇÃO
Em três dias de intensificação de trabalhos da operação Super Final de Semana, iniciada na sexta-feira (9), a região da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba recebeu um verdadeiro mutirão de serviços de limpeza, varrição, tapa-buraco, anti-pichação, corte de grama e poda de árvores, cata-bagulho, limpeza de córregos e de bueiros, além do serviço de desratização, pulverização contra a dengue, e distribuição de informativos sobre o mosquito transmissor, roedores, áreas de risco, orientação sobre a aids e uso de preservativos.
Também foram realizadas ações de fiscalização em toda a região.
No relatório preliminar, temos os seguintes números:
Conservação de áreas ajardinadas: 58.176 m2
Poda: 574 árvores
Cata-bagulho: 24 toneladas de móveis e objetos velhos retirados das ruas.
Pintura anti-pichação: 1.530 m2
Limpeza manual de bocas de lobo: 1.263 unidades
Limpeza de poços de visita: 57 unidades
Limpeza manual de córregos: 337 m
Tapa-buracos: 277 unidades
Serviços diversos e complementares:
-Limpeza urbana: 22.700 m
SAÚDE:
Na ação de Saúde no Superfinal de semana da Subprefeitura Vila Prudente / Sapopemba, coordenado pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental Vila Prudente / Sapopemba, da Coordenadoria de Saúde Sudeste, foram realizados os seguintes serviços:
* Setor da SUVIS Vila Prudente / Sapopemba (Ambiental)
Ações de desratização em bueiros, pulverização no córrego, ações educativas e exposição do mini-museu por 26 agentes de zoonoses*, 1 técnico da Vigilância em Saúde Ambiental Vila Prudente / Sapopemba e 1 técnico da Supervisão Técnica de Saúde Vila Prudente / Sapopemba.
1. Desratização em bueiros
Total = 96 bueiros
Foram utilizadas 192 unidades de blocos parafinados
2. Pulverização no córrego Inhumas
Foi realizado o controle de cúlex (pernilongo) em uma extensão de 2 Km de margem do Córrego Inhumas.
Foram utilizados 100 litros de inseticida.
3. Ação Educativa
Foram distribuídos 3.000 panfletos referentes à Roedores, Dengue, Preservação do Meio Ambiente (água), posse responsável (cuidado adequado com os animais), e Leptospirose.
População abordada: 1500 pessoas.
Locais: Praça Cristiana Fernandes Tolentino e Praça Eugênio Aquino Pasquali.
4. Exposição do mini-museu de animais sinantrópicos
Foram expostos várias espécies de animais sinantrópicos (aranha, escorpião, ratos, cobra, barata, aedes aegypti - mosquito da dengue, morcego, mariposa, etc) para a população.
População abordada: 1000 pessoas.
Local: Praça Cristiana Fernandes Tolentino.
5. Ações dos programas decorrentes do dia 11/11/07
Será realizado tratamento químico para insetos nos bueiros e desratização no córrego, em 26/11/07.
* Setor DST / Aids
Foram desenvolvidas ações educativas e distribuição de preservativos por 4 funcionários do SAE Betinho e 2 funcionários do SAE Vila Prudente.
1. Ações educativas
Foram abordadas e orientadas 950 pessoas quanto à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Local: Praça Eugênio Aquino Pasquali
2. Distribuição de Preservativos
Foram distribuídos 2592 preservativos.
Local: Eugênio Aquino Pasquali
*Agentes de Zoonoses de Vila Prudente também participaram da mega operação de combate à dengue em Campo Limpo, sábado último.
FISCALIZAÇÃO:
Aplicação da Lei Cidade Limpa: 99
Mesas, cadeiras, e objetos no passeio público: 240
Muro, passeio, limpeza: 209
Toldos: 108
(Os serviços relacionados acima foram de orientação, notificação e sanção administrativa).
-Univias (vias e logradouros públicos): foram recolhidas 6 toneladas de alimentos perecíveis (frutas), 38 barracas, 17 mil cds e dvds, e 32 cartazes, placas e faixas de rua.
Prefeito autoriza canalização de córrego
Durante a visita do prefeito Gilberto Kassab ao Super Final de Semana em Vila Prudente e Sapopemba, no domingo (11), foi anunciada a reforma de galerias em trecho da Avenida Prof. Luís Ignácio de Anhaia Mello, uma das principais artérias da região que será beneficiada também com melhorias urbanísticas durante a implantação do Corredor do Expresso Tiradentes.
Também foi anunciada a canalização do Córrego Inhumas, no Sapopemba, após a aprovação do projeto.
Confirmadas pelo subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, Felipe Sigollo, as duas obras trarão mais benefícios à população.
"Já temos a autorização da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana (Siurb) para reforma de galerias na Anhaia Mello, e com a chegada do Expresso Tiradentes e do Metrô à Vila Prudente, toda a Avenida Anhaia Mello será reestruturada. Apesar de não termos tido grandes ocorrências de enchentes no período de 2005 e 2006, estamos trabalhando para que essas melhorias venham rápido e diminuam ainda mais esses índices", disse o subprefeito.
Fiscalização apreende mais de 10 mil cds e dvds, produtos perecíveis e orienta sobre a Lei Cidade Limpa
A fiscalização também esteve presente às ações, com 20 agentes das subprefeituras de Vila Prudente / Sapopemba e Mooca, que conseguiram recolher seis toneladas de alimentos perecíveis (frutas), 38 barracas, 17 mil cds e dvds. Também foram retirados ao todo, 32 cartazes, placas e faixas de rua.
Foram feitas, ainda, orientação, notificação e sanção administrativa sobre o Cidade Limpa, e colocação de mesas, cadeiras e objetos no passeio público, entre outros.
Beth Florido
Assessoria de Imprensa